CINEMA PARA TODOS

Sessões de cinema ao ar livre e gratuitas, passando por seis cidades do Estado de Goiás. O Cinema Popular faz o seu retorno em 2018 com a 11ª edição e a motivação de sempre. As cidades de Nerópolis, Itaberaí, Itapuranga, Ceres, Silvânia e Piracanjuba recebem o circuito entre os dias 10 e 19 de maio em praças públicas com sessões do longa-metragem “As Duas Irenes”, do diretor goiano Fábio Meira, filme escolhido para essa edição.

Apesar do crescimento da produção audiovisual no país e do aumento de salas de exibição nos últimos anos, a democratização do acesso ao cinema continua sendo um desafio. Segundo o último levantamento do do IBGE, apenas 10% das cidades brasileiras possui sala de exibição. Como resultado disso, 46% da população brasileira, quase a metade, vive em municípios que não possuem salas de cinema; este foi o resultado do estudo Impacto Econômico do Setor Audiovisual Brasileiro, divulgado no fim de 2016.

Na contramão da dificuldade do acesso à cultura, o 11º Circuito Cinema Popular passa por seis cidades do interior do Estado de Goiás, instalando salas de exibição em praça pública e convidando a população para uma inesquecível sessão ao ar livre. A valorização da produção audiovisual nacional, da diversidade cultural e a satisfação de proporcionar um momento de entretenimento, lazer e cultura para a população de cada cidade do circuito é o estímulo que mantém o Cinema Popular ativo por todos estes anos.

A ação já levou cinema a mais de 180 mil pessoas em suas dez edições anteriores, democratizando o acesso à exibição cinematográfica nacional e formando público para o audiovisual. No total foram 46 cidades percorridas e dez longas-metragens exibidos: “Narradores de Javé”; “Lisbela e o Prisioneiro”; “Dois Filhos de Francisco”; “Tapete Vermelho”; “O menino da Porteira”; “Pequenas Histórias”; “O Palhaço”; “Cine Holliúdy” e “O Segredo dos Diamantes”.

O Cinema Popular é uma realização do Icumam, com patrocínio da RTE Rodonaves e incentivo do Programa de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes. O projeto conta também com o apoio local das prefeituras das cidades participantes do circuito.

Conheça mais sobre o projeto, confira a data da sessão na sua cidade e programe-se para assistir ao filme “As Duas Irenes” com a gente.

Fotógrafa: Layza Vasconcelos