Módulo: Personagens
Ministrante: Marcelo Starobinas

 

A Viagem Interior


O desenvolvimento de personagens complexos é fundamental no processo de criação de histórias de ficção. Frequentemente, porém, o escritor encanta-se com a trama, deixa-se levar pela sequência de eventos, distanciando-se das questões internas dos personagens. Empenha tempo demais à procura dos fatos, daquilo que acontece, e tempo de menos compreendendo a pessoa com quem aquilo tudo acontece.
O personagem é o coração da história: os eventos devem ser imaginados a partir de suas necessidades. É fundamental dedicar tempo e atenção ao que está em jogo para o protagonista: quem é ele ou ela? O que quer? O que precisa? Quais são suas contradições internas?
Os participantes serão orientados na criação de um personagem complexo de ficção (protagonista) e de personagens secundários capazes de proporcionar inquietações e situações conflituosas ao protagonista. A experiência do instrutor permitirá o enfoque, sobretudo, em personagens para roteiros de filmes e séries de TV.
Poderão se inscrever roteiristas iniciantes, bem como aqueles que tenham projetos em andamento e que queiram retrabalhar personagens já existentes. Escritores e estudantes que se dedicam à criação para outros meios (livros, HQs, teatro) também podem se beneficiar do método e estão convidados a se inscrever.

 

Alguns tópicos abordados:


- como escrever personagens capazes de gerar identificação no público
- o inconsciente e o caminho do personagem rumo ao autoconhecimento
- família, amigos, amores, inimigos: o meio e as principais relações
- a história pregressa do personagem
- como povoar sua história com personagens relevantes
- arco dramático do personagem: diferenças entre longas e séries

 


Esta oficina pode ser útil se:


Você quer começar um novo projeto de ficção (livro, filme, série). Terá a oportunidade de desenvolver (pelo menos um) personagem complexo, cujas questões internas te servirão como ponto de partida.
Você já tem uma história de ficção e gostaria de compreender melhor seus personagens para levar a narrativa a um novo patamar.
Você é iniciante ou nunca escreveu ficção e gostaria de adquirir ferramentas práticas de desenvolvimento de personagem.