Módulo: Série de TV (drama)
Ministrante: Thiago Dottori

 

Ementa


A oficina sobre roteiro de série é uma introdução a essa forma narrativa que vem ganhando cada vez mais corações e mentes pelo mundo.

 

A ideia é apresentar um breve histórico das séries, tanto no Brasil como no mundo, e saber como está a produção de séries hoje voltada ao mercado brasileiro. Quais são os tipos de séries dramáticas feitas hoje em dia. Que tipo de personagens. Quais são os maiores players e como é necessário identificá-los para o seu próprio projeto.

 

Depois disso, iremos avançar mais profundamente na carpintaria das séries. Quais são os elementos de apresentação de um bom projeto. Que ítens o roteirista deve estar atento. Como formatar um documento de apresentação, como traçar o longo caminho entre a criação e o desenvolvimento dos seus episódios. Como se estrutura a história de uma série. A diferença, grosso modo, entre “série de arco” e “série procedural” - e como o roteirista deve saber trabalhar nesses dois modelos. Quais os gêneros de série. Como trazer profundidade aos personagens. Como pensar novas temporadas.

 

Por fim, falaremos do processo de escrita propriamente dito. Quais as principais etapas, como se desenvolve um trabalho que é feito coletivamente, quem assume as responsabilidades e qual é a função do roteirista depois que o roteiro estiver pronto e entregue para a produção. E ainda, como trabalhar em writer’s room, e como coordenar diferentes roteiristas para chegarem num resultado com unidade.

 

Outros conteúdos


O palestrante também irá apresentar exemplos práticos de como se desenvolveram séries em que ele esteve envolvido como autor, roteirista e coordenador de roteiro: Trago Comigo (TV Cultura), Pedro e Bianca (TV Cultura) – melhor série infatil Emmy Kids Awards em 2014 - Destino São Paulo (HBO), Desencontros (SONY/Netflix) e Psi (HBO), indicada a melhor série drama no Emmy Internacional em 2015.