Curso de Formação Profissional


Núcleo de Desenvolvimento de Roteiros Audiovisuais


Goiânia, Goiás

3 - 6 de abril
de 2019


 

Roteiro Cinematográfico
Di Moretti


Roteiro para Séries de TV
Renata Corrêa


Roteiro para Animação
Rosana Urbes


Roteiro para Websérie
Thiago Fogaça

Apresentação

Icumam apresenta o 13º Curso de Formação Profissional

O 13º Curso de Formação Profissional – Núcleo de Desenvolvimento de Roteiros Audiovisuais, promovido pelo ICUMAM Instituto e Cultural é uma ação de qualificação profissional que tem como objetivo a formação e o aprimoramento do mercado do audiovisual em Goiás. Na edição desse ano, o Curso foi realizado entre os dias 3 e 6 de abril, e disponibilizou aos participantes quatro módulos de roteiros: Cinematográfico (ficção e documentário), Séries de TV (drama e humor), Animação e Websérie, com Di Moretti, Renata Corrêa, Rosana Urbes, e Thiago Fogaça, respectivamente.

Foram 213 inscritos, 80 selecionados para os quatro módulos, 12 parcerias e cerca de 36 profissionais envolvidos. As aulas aconteceram no SEBRAE-GO, Regional Metropolitana, e as inscrições foram feitas no período entre 12 de fevereiro a 12 de março.

Fica evidente, ano após ano, a importância de uma experiência como a do Curso de Formação para uma capital como Goiânia, que se encontra fora do eixo Rio-São Paulo. O projeto se estabelece como um espaço que viabiliza aos estudantes e profissionais goianos do audiovisual, por meio de acesso gratuito, a possibilidade de um aprendizado direcionado ao desenvolvimento de roteiros audiovisuais, com oficinas ministradas por profissionais de intensa atuação no mercado nacional.

Todos os módulos aconteceram simultaneamente e contaram com a apresentação de conteúdo teórico e exercícios práticos. A novidade desse ano foi o Pitching de Ideias, uma apresentação informal de todos os projetos dos quatro módulos envolvidos, onde os participantes puderam expor suas ideias de roteiro pensando em um futuro desenvolvimento. A proposta do Pitching veio para garantir um maior aproveitamento do conteúdo ministrado ao longo do Curso, proporcionando aos alunos uma oportunidade única de apresentação de projeto para uma bancada de profissionais experientes.

Ao todo, foram oferecidas 80 vagas destinadas à roteiristas, estudantes, profissionais do audiovisual e profissionais de comunicação, prioritariamente, do estado de Goiás. Nessa edição, 90% dos participantes foram do estado de Goiás, entre os outros 10% recebemos residentes do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Bahia e outras regiões do país, que se deslocaram até a cidade especialmente para participar das atividades.

Desde 2015, na 10º Edição, o projeto ganhou um novo formato voltado para o desenvolvimento de Roteiros Audiovisuais. Por isso, atualmente é possível afirmar que o roteiro é a primeira e mais essencial das engrenagens de um bom conteúdo audiovisual, assim, o Icumam pretende continuar investindo e fomentando o profissional que busca se especializar nesse setor.

O projeto terá uma segunda etapa, que acontecerá na 19ª Goiânia Mostra Curtas, entre 8 e 13 de outubro de 2019, onde os alunos poderão inscrever Roteiros e Argumentos e receberem consultoria dos profissionais especializados.

O Icumam realizará a 14ª edição do Curso de Formação Profissional no próximo ano de 2020, que continuará com o formato voltado ao desenvolvimento de Roteiros audiovisuais.

Até a próxima edição!