

HUMBERTO CARNEIRO NEIVA, 46 anos, cineasta, é professor das matérias de “Produção” e “Distribuição e Exibição” do Curso de Cinema da Faculdade de Comunicação da Fundação Armando Álvares Penteado FAAP - São Paulo.
Desempenha também as funções de 'Assessor de Programação' e 'Produtor' do Espaço Unibanco de Cinema de São Paulo Unibanco Arteplex e coordena a distribuidora de filmes Mais Filmes.
Produziu diversos curta-metragens em 16, 35mm e em vídeo; dirigiu e produziu o curta-metragem Piccola Crônica – (16mm), premiado no 19º Guarnicê de Cine-Vídeo do Maranhão, 1996, como “Melhor Filme Juri Popular” , Troféu São Luís - Prêmio Estímulo (Juri Técnico), Prêmio Kodak - Prêmio Estímulo.
DADOS PESSOAIS
Nome: Humberto Carneiro Neiva
Profissão: Cineasta/Professor de Cinema /Programador de Salas de Cinema
Data de Nascimento: 23/11/63
Endereço: Rua Fernando de Albuquerque 254 apt.01 - Consolação 01309 - 030 SP/SP
Telefone: (11) 3257-9038 - Cel: (11) 9225-2752
RG: 34.916.392-3
CIC: 237435303-68
FORMAÇÃO ACADÊMICA
- Mestrando em Cinema na USP – São Paulo - 2008
- Pós-graduado em Master em Tecnologia Educacional (MTE) – FAAP – 2003/2005
- Formado em Cinema pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP),SP, 1995.
- Formado pela Escola de Artes Dramática (CAL), Rio de Janeiro, 1985/1988.
- Cursou 2 anos de jornalismo na Faculdade Hélio Alonso (RJ).
EXPERIÊNCIA ACADÊMICA
- FUNDAÇÃO ARMANDO ÁLVARES PENTEADO - FAAP
- Professor das disciplinas de “Produção” e “Distribuição e Exibição” do curso de Graduação em Cinema da FAAP
(1996/presenta data)
- Professor da disciplina de “Eventos Segmentados – Eventos Culturais” do curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” em Planejamneto e Organização de Eventos na Faap. (2006/presente data)
- Professor da disciplina de “Linguagem Cinematográfica – Distribuição e Exibição” do curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” em Crítica Cinematográfica na FAAP. (2008)
- II FÓRUM NACIONAL EM DEFESA DA QUALIDADE DO ENSINO DE COMUNICAÇÃO
- Expositor do painel 3 – Disseminação de Inovações nas Ciências de Comunicação: O Trânsito de Cinema, e suas Intertextualidades, nos Níveis de Graduação e Pós-Graduação, com o trabalho “Muito Além da Realização de um Filme – Necessidades de Ensinar Distribuição e Exibição nas Escolas de Cinema”. (19 a 21 de abril 2007)
- IV FÓRUM BRASILEIRO DE ENSINO DE CINEMA E AUDIOVISUAL – IV FORCINE
- Expositor do painel “Necessidades de Ensinar Distribuição e Exibição nas Escolas de Cinema”.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
- Mais Filmes (agosto de 2000 a junho de até 2004)
- Coordenou a distribuidora desde o seu início. A distribuidora nasceu da junção das distribuidoras “Filmes do Espaço” e “Filmes da Mostra”, expecializando em filmes independentes.
- Espaço Unibanco de Cinema - São Paulo (1995/presente data)
-Atualmente é assistente de programação do Circuito Espaço de Cinema, Circuito
Cinearte, Sala UOL de Cinema, Unibanco Arteplex (SP, RJ, RS e PR), Cine TAM
e Cine Bombril.
-Coordenou o "Projeto Cinema Itinerante" (apresentação de filmes nacionais em
cidades do interior paulista, para alunos de escolas públicas municipais)
-Coordenou do "Projeto Curta às Seis" (apresentação gratuita de curtas-
metragens nacionais para o público em geral)
-Produziu o "Projeto Escola no Cinema" (apresentação de filmes nacionais para alunos de 1º e 2º graus das redes pública e privada).
-Produtor de Eventos (Mostras, Pré-estréias, etc)
-Produtor da SEMANA DO CINEMA BRASIL & INDEPENDENTES, panorama de filmes realizados em diversos países fora dos padrões ditados pelo cinema de massa, que aconteceu de 9 a 15 de junho no Espaço Unibanco de Cinema.
- Senac
- Atualmente ministra a disciplina Produção Cinematográfica no Curso Livre do Senac – Lapa - Scipião (agosto de 2007)
-Ministrou a disciplina Distribuição e Exibição Cinematográfica no Curso Livre do Senac – Lapa - Scipião (janeiro de 2007)
-Ministrou a disciplina de Produção Cinematográfica no Curso Livre do Senac – Lapa - Scipião (agosto a outubro de 2006)
-Ministrou a disciplina de Distribuição e Exibição Cinematográfica no Curso Livre do Senac – Lapa - Scipião (março a maio de 2006)
-Ministrou a disciplina de Produção Cinematográfica no Curso Livre do Senac – Lapa - Scipião no período de 24 de janeiro a 16 de março de 2006.
-1º Fórum Internacional SENAC de Cinema – Pensamento e Mercado (nov. 2005 e 2006)
-Organizou este evento internacional que reuniu produtores, distribuidores, cineastas e críticos de cinema para discutir o mercado, as linhas de política de financiamento, além da formação profissional e os rumos da educação audiovisual na América Latina.
- 35º Festival de Cinema de Brasília
- Participou do corpo de jurados dos filmes realizados em 16mm.
- 11º MIX BRASIL – Festival da Diversidade Sexual 2003 (de nov. de 2003/presente data)
- Participa do comitê de seleção dos longas-metragens inscritos e faz parte do Conselho da Associação Cultural Mix Brasil.
- Universidade Metodista de São Paulo (março de 2003)
- Participou da Comissão Externa de Avaliação do II Prêmio Metodista de Jornalismo “Categoria Jornalismo Televisivo”, relaizada pelo curso de jornalismo da faculda de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo.
- Revista Cinema (1996-1998)
- Escreveu o artigo LENI RIEFENSTAHL – A DEUSA IMPERFEITA na edição nº 1 referente aos meses maio/junho 1996.
- Escreveu os artigos OS ANOS JK – UMA TAJETÓRIA POLÍTICA e JANGO na edição nº 4 referente aos meses novembro/dezembro 1996.
- Escreveu o artigo OU TUDO OU NADA na edição nº 11 referente aos meses março/abril 1998.
- Escreveu o artigo FELIZES JUNTOS na edição nº 14 referente aos meses setembro/outubro 1998.
- Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (1994/1995)
- Projeto Cinema Paradiso: Atuou como Produtor deste projeto em cidades do interior do estado de S.Paulo, junto as Secretarias Municipais de Cultura e Prefeituras.
- XXV Festival de Inverno de Campos do Jordão: atuou como Produtor de Eventos
- Cine Olho (1994/1995)
- Coordenou este Cineclube durante 2 anos, na FAAP.
- Núcleo de Produção Cinematográfica (1994/1995)
- Criou este Departamento na FAAP, com o objetivo de organizar as produções cinematográficas realizadas pelos alunos da Faculdade
- TV Anhembi (1989/1993)
- Produtor de Eventos e Produtor de Vídeo
- 1º Encontro Nacional de Alunos de Cinema
- Organizou este evento em setembro de 1993, tendo como objetivo a integração e discussão dos problemas das faculdades de cinema e do próprio cinema nacional.
