Apresentação


Mensagem da Diretoria

 

É com enorme satisfação que chegamos à segunda edição do Icumam Lab – Laboratório de Fomento à Produção Audiovisual no Centro-Oeste, dando continuidade às atividades iniciadas em 2013, ano que marcou o surgimento desse novo espaço de formação. Promovido pelo Instituto de Cultura e Meio Ambiente (Icumam), o II Icumam Lab conta com patrocínio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, com o apoio da Pousada Monjolo e com a colaboração pedagógica do BrLab. Com atividades que visam a capacitação profissional e o aprimoramento de projetos da região em fase de desenvolvimento, o laboratório assume novos desafios nesse ano ao reunir projetos para cinema e televisão, algo incomum em espaços similares, mas muito pertinente às novas configurações e perspectivas do mercado audiovisual na nossa região.

 

Uma comissão independente selecionou, dentre as dezenas de projetos inscritos através de convocatória pública, um total de nove projetos representantes de diferentes estados da região e de distintos formatos e genêros audiovisuais. Entre os dias 2 e 8 de março de 2015, produtores e diretores de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal estarão reunidos com profissionais renomados de diferentes segmentos da economia audiovisual, em dinâmicas e assessorias voltadas ao  amadurecimento e aprimoramento de diferentes aspectos comuns e específicos aos projetos.

 

Com tutorias coordenadas pelas produtoras Beth Formaginni e Fernanda de Capua, pela roteirista e diretora Juliana Rojas, pelo produtor e curador Rafael Sampaio e pelo roteirista e assessor Thiago Dottori, o Icumam Lab deste ano se propõe a oferecer ferramentas de grande utilidade, quer sejam para o aperfeiçoamento de aspectos artísticos e criativos, quer sejam para o amadurecimento de estratégias que favoreçam a produção e viabilização dos projetos participantes. Preocupados em ampliar o acesso ao conteúdo produzido no marco do laboratório, de modo que a semana será encerrada com um ciclo de palestras abertas ao público, ministradas pela diretora e roteirista Ana Luiza Azevedo, pela distribuidora Silvia Cruz e pela produtora Vania Catani.

 

No intuito de atender às expectativas dos participantes e contribuir efetivamente aos projetos dessa edição, esperamos que este espaço profícuo para o intercâmbio e aprimoramento de ideias se constitua cada vez mais como uma plataforma propulsora para futuros produtos audiovisuais da região. 

 

 

Foto-Maria-Abdalla---preseidnete-do-Icumam

Maria Abdalla

Diretora-presidente do Instituto de Cultura e Meio Ambiente (Icumam)