4º ICUMAM LAB

LABORATÓRIO DE FOMENTO À
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
NO CENTRO-OESTE

Palestras abertas

8 abril (sáb)

 

Mariana Brasil – Consultora audiovisual

 

Qual a diferença entre produzir cinema e série de TV?

15h

Muitos produtores estão acostumados a prepararem a produção de um curta, longa ou até institucional e publicidade, mas o que muda na hora de orçar série para TV? Quais cuidados e particularidades deste tipo de projeto? Independente de ser Ficcao, animação ou documentário, a série tem uma forma específica de trabalho e é sobre isso que vamos debater. A palestra durará 2 horas com espaço para perguntas durante este período.

 

Paula Knudsen – Roteirista

 

A narrativa serializada

17h

Por que isso é uma série e não um longa-metragem? Essa é uma pergunta com a qual todo roteirista de séries vai esbarrar em algum momento da sua vida. O importante é ter a resposta. Mas, qual é? Iremos explorar o que faz com que uma narrativa tenha a vocação para ser construída de forma serializada. Abordaremos conceitos como: o ‘motor’; de uma série, construção de personagens e universos para uma narrativa episódica. Iremos também abordar as diferenças entre uma narrativa serializada, procedural, procedural moderna, antologia e mini-série.

 

Marcelo Gomes – Cineasta

 

Direção Autoral (Caso de Estudo: Cinema, Aspirinas e Urubus)

19h30

A Direção e Criação Cinematográfica. O diretor e sua criação: a relação do diretor com o tema escolhido, a abordagem, a narrativa, o ponto de vista do diretor. O Conceito e concepção do filme . Os elementos artísticos: a interpretação, a  arte, fotografia. O diretor e a cinefilia. O diretor e o acaso.

Local: Centro Cultural UFG – Av. Universitária, 1533, Setor Leste Universitário, Goiânia, Goiás.