Apresentação

O Icumam Lab – Laboratório de Fomento à Produção Audiovisual no Centro-Oeste chega à quinta edição em 2018 consagrado como um dos mais importantes espaços de qualificação profissional da área no País. Criado em 2013 como espaço de formação pertinente às novas configurações e perspectivas do mercado audiovisual na Região, o projeto será realizado no período de 22 a 28 de abril na Pousada Monjolo, em Nerópolis, município que fica a 30 km de Goiânia.

A proposta é estimular a compreensão e a reflexão sobre os projetos audiovisuais desde o desenvolvimento até o financiamento e, assim, qualificar os participantes para o mercado audiovisual nacional e internacional. A realização é do Icumam e o projeto conta com o incentivo da Prefeitura de Goiânia por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia, o apoio da Pousada Monjolo e colaboração da Mistika, DotCine, C/as4tro, Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporta (Seduce), Cinemática Audiovisual e BrLab. O laboratório está, ainda, em busca de empresas e organizações do terceiro setor interessadas para realizar novas parcerias.

Para participar da imersão, serão selecionados projetos de longa-metragem e séries para TV, ficcionais e documentais, de diretores e produtores de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 9 de janeiro e 16 de fevereiro de 2018. Em 2017, o Icumam Lab recebeu 57 inscrições, número duas vezes maior do que a edição de 2016.

O crescimento no número de projetos inscritos demonstra que a Região Centro-Oeste tem atravessado um momento de crescimento e profissionalização do mercado audiovisual. Os desdobramentos revelam, ainda, que o laboratório tem influenciado na qualidade desse mercado. Dos 36 projetos que passaram pelo Icumam Lab, 15 se encontram em diferentes fases da produção. Dois deles, “Vento Seco”, de Daniel Nolasco, e “Fogaréu”, de Flávia Neves, foram selecionados em 2017 no Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Cinema Brasileiro (PRODECINE), da ANCINE, que investe em projetos com linguagem inovadora e relevância artística.

Já o projeto “Dias Vazios”, de Robney Bruno, foi selecionado para a Mostra Futuro Brasil do 50º Festival de Cinema de Brasília e para a Mostra Aurora, da 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais. O documentário “Paulistas”, também de Daniel Nolasco, teve sua estreia mundial no DOK Leipzig, festival internacional de documentários e animações, na Alemanha.  Os resultados são animadores e na edição 2018, os selecionados terão a oportunidade de receber consultoria e assessoria individual e coletiva de profissionais renomados em diferentes segmentos da economia audiovisual. Tudo isso em um ambiente tranquilo e cercado de natureza, o que facilita a reflexão e a imersão no desenvolvimento dos projetos.

As dinâmicas e assessorias serão direcionadas ao amadurecimento e aprimoramento de aspectos comuns e específicos a cada projeto. Os responsáveis pelas atividades e tutores são: a documentarista,  produtora e pesquisadora Beth Formaggini; a produtora executiva Daniela Aun, a consultora e produtora Mari Brasil; o produtor, programador e curador Rafael Sampaio; a roteirista Sabina Anzuategui e o também roteirista Thiago Dottori.

A coordenação pedagógica do 5º Icumam Lab é de Rafael Sampaio e da produtora e consultora Fernanda de Capua, que também atuará como consultora de Pitching, preparando os diretores e produtores para apresentarem seus projetos. Marcelo Siqueira, diretor da Mistika, pioneiro na utilização da tecnologia Intermediação Digital com os filmes O Auto da Compadecida (1999) e Gêmeas (2001), fará uma palestra para os selecionados sobre “A Importância da Pós-Produção e Efeitos no Desenvolvimento de Projetos”.

Os projetos participantes serão escolhidos a partir da qualidade técnica e artística, da factibilidade e da viabilidade de produção, além do potencial e da originalidade da proposta. O estágio de desenvolvimento e a qualidade dos materiais apresentados também serão considerados. A cineasta, produtora e curadora, Flávia Cândida e os produtores Leo Mecchi e Rafael Sampaio integram a Comissão de Seleção do 5º Icumam Lab. Para garantir o acesso a todos os interessados, haverá ainda uma palestra aberta ao público e uma masterclass, que serão realizadas na Pousada Monjolo no dia 28 de abril.

Maria Abdalla
Diretora

 

 

 

 

 

 



Galeria