Flavia Candida

Produtora Cultural, Cineasta e Curadora

É produtora cultural, cineasta e curadora audiovisual. Cursou Cinema na Universidade Federal Fluminense (UFF), onde dirigiu o curta-metragem O Metro Quadrado, vencedor do prêmio Especial do Júri no Festival de Brasília, em 2002.

Trabalhou em dezenas de curtas-metragens premiados e no longa-metragem de Walter Lima Jr., Um Crime Nobre, e no filme Ressaca, de Bruno Vianna. Também participou de produções internacionais: Brasileirinho, o Filme, do finlandês Mika Kaurismäki, e Trash, do inglês Stephen Daldry.

Começou sua carreira como programadora em meados dos anos 1990, no Cine Arte UFF. Produziu inúmeras mostras como Arte da África – Cinema, Retrospectiva Robert Guédiguian, Cine MPB e Pequenas Histórias da Vanguarda: Downtown New York.

Coordenou por mais de 15 anos o Festival Brasileiro de Cinema Universitário e colabora em vários festivais como Curta Cinema, Vitória Cine Vídeo, Première Brasil do Festival do Rio, Festival Internacional de Curtas de São Paulo e laboratórios como BR Lab, Plataforma Lab Icumam Lab e o Laboratório de Projetos do Curta Cinema.

Participou da comissão de seleção do 1º Edital Elipse de curtas-metragens universitários, uma parceria da Secretaria de Estado de Cultura e a Fundação Cesgranrio e do FUNCULTURA 2016 em Pernambuco nas linhas de pesquisa, formação e difusão.