José Augusto de Blasiis

Professor, Pesquisador, Produtor e Roteirista

Historiador formado pela PUC-SP e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Tem 35 anos de experiência no mercado de cinema e TV. Atua há 35 anos como professor no magistério superior na área de Comunicação.

Trabalhou por 25 anos no mercado de produção e pós-produção publicitária, tendo atuado em grandes produtoras deste segmento em São Paulo. Em 2006 tornou-se coordenador do curso de Cinema Digital da Universidade Metodista de São Paulo, onde ministra aulas de Direção de Fotografia. Atua, também como professor na Cásper Líbero.

É roteirista, tendo escrito roteiros de curtas, institucionais, filmes publicitários, documentários e vídeos musicais. Atualmente é co-diretor do documentário No Gargalo do Samba, produção realizada para o DOCTV – Latino, em que é também co-roteirista.

Foi diretor de operações do Laboratório Megacolor de 1999 a 2003 e diretor geral de Operações dos Estúdios Mega, onde implantou o parque técnico de pós-produção em HDTV. A partir de 2003 assumiu a coordenação de operações do CasablancaLab, Laboratório de Cinema do Grupo Casablanca/Teleimage. Em 2006, passou a coordenar o curso de Cinema Digital da Universidade Metodista de São Paulo.

Nos últimos anos trabalhou em filmes como Cidade de Deus, O Invasor, Carandiru, Casa de Areia, Cidade Baixa, A Dona da História, O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, O Cheiro do Ralo, A Festa da Menina Morta, Feliz Natal, Encarnação do Demônio, Última Parada – 174, Budapeste, Besouro, As Melhores Coisas do Mundo, Antes que o Mundo Acabe, Os Famosos e os Duendes da Morte, Olhos Azuis, Se Eu Fosse Você I e II, Cilada.Com, Eu e Meu Guarda Chuva, Elena, Uma Loucura de Mulher e Abaixo a Gravidade.

Atualmente é sócio-diretor da Cinemática Audiovisual que atua no mercado de pós-produção de imagem e som há 4 anos. Na Cinemática coordeno o setor de acessibilidade que faz a cadeia completa do pacote, que conta com os serviços de Closed Caption, Áudio Descrição e Libras.