Comissão de Seleção

Fernanda De Capua – produtora e consultora

Formada em cinema e filosofia (Denison University, E.U.A), com especialização em coprodução latino-americana (II Diplomado Ibermedia – Panama), Fernanda tem 15 anos de experiência na produção audiovisual. Produziu o curta Submarino, os longas Sonhos de Peixe (Prix Regarde Jeunes, Cannes 2006); Laura (Best Doc,  Hamptons Int. Film Festival 2011); e Casa Grande, lançado em 2015, ganhador do prêmio do Júri Popular, no Festival do Rio. 

Realizou também os documentários Violência S.A., Se eu demorar uns mesesQuem Matou Eloá.   Para a TV, Fernanda produziu o programa Capital Natural (Band News) e a série documental Arte Ativa.  Atua, desde 2008, como consultora independente de pitch, roteiro e formatação de projetos. Já ministrou oficinas no BR Lab, Bolivia Lab, Cine Posible – Colômbia, Estreno Bisonte – Costa Rica, Icumam Lab – Goiânia e Tblisi International Film Festival – República da Georgia. Desde 2012, vem se dedicando à função de script doctor, prestando consultoria nos roteiros Gabriel e a Montanha, de Fellipe Barbosa, O outro Lado, de Victor Cesar Bota, e Belle du Jour, de Paolo Marinou Blanco. 

É sócia da produtora Vermelho Filmes. 

 

 

Flávia Cândida – cineasta, produtora e curadora

Flavia Candida é curadora, cineasta e produtora oriunda do curso de Cinema da UFF, onde dirigiu o curta O Metro Quadrado, vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Brasília em 2002. Começou sua carreira como programadora em meados dos anos 1990 no Cine Arte

UFF e coordenou por mais de 15 anos o Festival Brasileiro de Cinema Universitário. Colabora na curadoria e programação de diversos festivais como na Première Brasil do Festival do Rio, Curta Cinema, Festival de Cinema de Vitória, Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo e Goiânia Mostra Curtas. Produziu inúmeras mostras no CCBB-Rio, tais como Arte da África Cinema, Retrospectiva Robert Guédiguian, Péter Forgács: Arquitetura da Memória e Pequenas Histórias da Vanguarda – Downtown New York. Como analista e consultora de projetos trabalha na seleção de laboratórios como BR Lab, Plataforma Lab, ICUMAM Lab e no Laboratório de Projetos do Curta Cinema. Também participou da comissão de seleção do 1º Edital Elipse de curtas-metragens universitários (Secretaria de Estado de Cultura do Rio) e do FUNCULTURA 2016 em Pernambuco.

 

 

Rafael de Almeida – professor e pesquisador

Rafael de Almeida é realizador e pesquisador de cinema e audiovisual. Professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás – UEG. Doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, com estágio de doutorado pela Universidad Complutense de Madrid e pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás – UFG. Tem experiência como diretor, montador, consultor de roteiros e curador. Seus interesses artísticos e científicos estão centrados hoje nos diálogos entre o cinema documentário, o filme-ensaio e o found footage.

 

 

Rafael Sampaio – produtor

Graduado em Cinema pela FAAP, trabalhou anos como programador e produtor de festivais e mostras do Museu da Imagem e do Som de São Paulo,  Cinemateca Brasileira, Cine Olido e CCBB, entre outros, e nos últimos anos tem se dedicado com maior ênfase à projetos de formação e produção audiovisual. É criador e diretor do BrLab – Laboratório de Desenvolvimento de Projetos no Brasil, desde 2011, e foi coordenador de diversos cursos, como os Laboratórios do Prodav 4/2013 e 2014 do FSA/Ancine, entre outros. É sócio da produtora Klaxon Cultura Audiovisual e produtor dos filmes Sobre Rodas (Mauro D’Addio, 2017), Um Casamento (Mônica Simões, 2017), Diz a Ela que me Viu Chorar (Maíra Bühler, 2019), entre outros.