CONFIRA COMO FOI A SEGUNDA SEMANA DO 6º ICUMAM LAB

O público em geral pode acompanhar as palestras abertas realizadas na segunda semana do 6º Icumam Lab. No dia 13 de julho, segunda, ocorreu a live com o cineasta e roteirista João Paulo Miranda Maria, mediada pelo produtor Rafael Sampaio. O cineasta falou sobre sua trajetória “Do cinema de interior à experiência internacional”, contando sobre sua experiência cinematográfica em Rio Claro-SP, a produção de curtas, até a seleção de seu primeiro longa, Casa de Antiguidades, no Festival de Cannes deste ano. A live aconteceu dentro da programação aberta ao público do 6º Icumam Lab, pelo canal do Icumam no YouTube, onde se encontra disponível.

Ampla participação do público e dos diretores e produtores dos projetos do 6° Icumam Lab marcou também a palestra aberta com a produtora Emilie Lesclaux, ocorrida na noite da quinta 16 de julho. Com mediação do produtor Ivan Melo, ela trouxe o “Estudo de caso do filme Bacurau”, contando tanto detalhes da produção do filme quanto sua trajetória internacional.

Laboratório – Para diretores e produtores, a programação online na segunda 13 e seguiu até terça 14 de julho, na etapa “Projetos Elevados”. Nesses dois dias, das 10 às 18h, os sete tutores prestaram consultorias individuais finais de Roteiro (2h), Produção (1h) e Projeto (1h). Com a revisão minuciosa dos conteúdos dos projetos, os participantes identificaram o alinhamento das metas estabelecidas na primeira semana (de 6 a 10 de julho) e fizeram ajustes de acordo com a orientação e esclarecimento de dúvidas pelos tutores.

Na etapa “Reta Final”, no dia 15 de julho (quarta), a partir das 10h, diretores e produtores dos nove projetos impulsionados pelo laboratório tiveram consultorias individuais finais de Pitching com a produtora e consultora Fernanda De Capua, com o objetivo de praticar e ajustar as apresentações dos projetos. Durante a tarde, houve plantão de dúvidas de Roteiro, Produção e Projetos, em programação online exclusiva para os participantes.

No penúltimo dia de 6º Icumam Lab, 16 de julho (quinta), os participantes do laboratório prepararam suas apresentações de Video Pitching. Dia 17 de julho, sexta, eles encontraram o júri, que concedeu prêmios aos que melhor apresentaram seus projetos: Ao Sul do Sol (MS, doc), F de Fake (DF, doc), Kikio (MS, série) e Obazuka: A Missão (GO, doc). Este júri foi composto pela produtora Ariene Ferreira da c/as4atro; pela publicitária e diretora de atendimento da DOT Cine, Magali Wistefelt; pelo diretor, produtor e supervisor de pós e efeitos da Mistika, Marcelo Siqueira; e pelo produtor convidado Ivan Melo. No encerramento do 6º Icumam Lab, após a premiação, todos puderam confraternizar e celebrar a realização de mais um laboratório.

“O 6º Icumam Lab em formato online só foi possível graças ao esforço e resiliência de mais de 40 profissionais envolvidos e as 17 parcerias firmadas com empresas, coordenação pedagógica e tutores, que acreditaram na importância do projeto para o desenvolvimento do audiovisual da região Centro-Oeste do País”, reconhece a diretora do projeto, Maria Abdalla.