Regulamento

As inscrições para o Icumam Lab podem ser realizadas de 5 de março a 7 de abril de 2020.

Serão aceitas inscrições de projetos de longa-metragem ficcionais ou documentais e séries brasileiras para TV nas categorias Ficção e não Ficção representado por diretor e produtor da região centro-oeste (estados Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).

Diretores e produtores poderão inscrever ou estarem inscritos em mais de um projeto, mas só poderão participar com um projeto.

Serão selecionados no mínimo 3 projetos de longa-metragem ficcionais ou documentais e 3 projetos de série para TV para participar do laboratório, que acontece no ano de 2020, em Goiás. Os projetos selecionados deverão realizar o pagamento de uma taxa de R$100,00.

A seleção de projetos terá como critérios principais as qualidades artísticas e técnicas, factibilidade do projeto apresentado e viabilidade de produção, potencial e originalidade da proposta, estágio de desenvolvimento e qualidade dos materiais obrigatórios apresentados. Até 50% (cinquenta por cento) dos projetos selecionados serão representantes do estado de Goiás.

Ao preencher a ficha de inscrição disponível online no http://www.icumam.com.br/lab_2020/, os responsáveis pela inscrição se comprometem, caso selecionados, a estarem presentes nas figuras do produtor e diretor do projeto. O projeto que não cumprir essa exigência será desclassificado.

Dadas as recomendações do Governo do Estado de Goiás, do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a contenção da disseminação do novo coronavírus, o 6º Icumam Lab será no formato online. A produção proverá aos diretores e produtores dos projetos selecionados informações sobre a plataforma e link para o ambiente das videoconferências com os tutores. Por isso, os participantes precisam possuir acesso à internet banda larga e terem instalados em suas máquinas os softwares necessários à participação nesta edição.

Caso seja fundamental a presença de um terceiro profissional vinculado ao projeto no ambiente das videoconferências, os responsáveis pela inscrição deverão comunicar a produção e fornecer as informações pertinentes à participação deste.

Caso o projeto preveja a realização de um filme ou série adaptada de outra obra, deverá ser citada a negociação dos direitos e apresentada, quando selecionado, a autorização para a adaptação por parte dos detentores dos direitos sobre as obras originais.

Os projetos selecionados são estimulados a enviar, ainda, como materiais complementares de suporte ao trabalho dos tutores, eventuais materiais como teaser, trailer provisório, cartaz provisório, escaleta, projeto gráfico, informações e referências visuais, trabalhos anteriores do realizador e/ou produtor, etc.

Os projetos deverão ser enviados até o dia 07 de abril de 2020. Os enviados após a data limite de inscrição serão desconsiderados. Casos omissos serão avaliados pela organização.

A lista dos projetos selecionados será divulgada até o dia 18 de maio 2020. Os responsáveis serão contatados pela produção do laboratório e deverão estar disponíveis online para participar integralmente das atividades.

Os projetos serão avaliados por uma comissão de seleção, sendo que as decisões desta são irrevogáveis.

Apenas a Comissão de Seleção terá acesso à todos os projetos inscritos, garantindo a confidencialidade e assegurando a proteção da propriedade intelectual dos(as) autores(as) dos projetos submetidos ao 6º Icumam Lab.

No ato da inscrição, a produção do filme deve concordar com as datas de realização do laboratório, e comprometer-se a estar conectada, juntamente com o diretor, durante o tempo integral das atividades.

No ato da inscrição, a produção do filme compromete-se a inserir a participação no Icumam Lab em uma cartela nos créditos finais do filme.

No ato da inscrição, a produção do filme compromete-se a aceitar o compartilhamento de resumo e/ou argumento do projeto para que possa ser trabalhado em colaboração com todos os profissionais participantes do programa.

Antes da realização das atividades, deverá ser firmado um contrato entre os representantes da coordenação e a organização do Icumam Lab, garantindo o devido cumprimento dos itens previstos nas cláusulas anteriores, incluindo sobre a confidencialidade dos projetos selecionados.

 

Envio de projetos

Os projetos serão recebidos digitalmente, em PDF, aqui.

Os projetos deverão ser enviados até o dia 07 de abril de 2020. Os enviados após a data limite de inscrição serão desconsiderados.