Comissão de Seleção

André Novais Oliveira – diretor e roteirista

Formado em História pela PUC-Minas. Temporada, último longa-metragem que dirigiu, teve estreia na mostra Cineastas do Presente do 71º Festival de Locarno e ganhou o prêmio de Melhor Filme no 51º Festival de Cinema de Brasília. Dirigiu também o longa Ela volta na quinta e os curtas Fantasmas, Domingo, Rua Ataléia, Pouco mais de um mês e Quintal (os dois últimos selecionados para Quinzena dos Realizadores em Cannes). Como roteirista, atualmente trabalha como profissional contratado em projetos de longa-metragem e realiza consultorias de roteiros. Foi tutor do Projeto Paradiso do Instituto Olga Rabinovich, jurado no 7º Laboratório de Roteiros do Porto Iracema das Artes (CE), da competitiva de roteiros de longa-metragem do FRAPA e do Festival Guiões. Junto com Gabriel Martins, Maurílio Martins e Thiago Macêdo Correia, é sócio da produtora mineira Filmes de Plástico, desde 2009. Em 2021 lançou o livro Roteiro e diário de produção de um filme chamado Temporada, em que relata todo o processo de feitura do último longa. Temporada está disponível na Netflix Brasil.

Flávia Cândida – curadora, cineasta e produtora

Egressa do curso de Cinema da Universidade Federal Fluminense, onde dirigiu o curta O Metro Quadrado, vencedor do Prêmio especial do Júri no 35º Festival de Brasília do Brasileiro. Começou sua carreira como programadora em meados dos anos 1990 no Cine Arte UFF e coordenou por mais de 15 anos o Festival Brasileiro de Cinema Universitário. Colabora na programação e curadoria de diversos festivais e mostras, como Curta Cinema, Première Brasil (Festival do Rio), Festival Internacional de Curtas de São Paulo, Festival Brasileiro de Cinema Cômico, Festival de Cinema de Vitória, Século XXI: Mulheres, Ação!, Cabíria Festival Mulheres & Audiovisual. Como analista e consultora de projetos, trabalha na seleção de laboratórios como BrLab – Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais, Plataforma Lab, Icumam Lab – Laboratório de Fomento à Produção Audiovisual no Centro-Oeste; consultoria no Lab de Projetos do Curta Cinema 2015 e seleção desde 2018.

Rafael de Almeida – professor e pesquisador

É realizador e pesquisador de cinema e audiovisual. Professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás – UEG. Doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, com estágio de doutorado pela Universidad Complutense de Madrid e pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás – UFG. Tem experiência como diretor, montador, consultor de roteiros e curador. Seus interesses artísticos e científicos estão centrados hoje nos diálogos entre o cinema documentário, o filme-ensaio e o found footage.