Icumam Lab abre inscrições para desenvolvimento de projetos audiovisuais do Centro-Oeste

Começam nesta terça-feira, 13 de julho, as inscrições para o 7º Icumam Lab – Laboratório de Fomento à Produção Audiovisual no Centro-Oeste, que acontece online pelo segundo ano consecutivo devido à pandemia. Os projetos devem ser inscritos aqui até 10 de agosto. Confira o regulamento. A lista com os selecionados será divulgada no dia 9 de setembro de 2021.

O laboratório, que acontecerá entre os dias 5 e 15 de outubro, busca por projetos de longa-metragem ou séries na categoria ficção, representados, obrigatoriamente, por diretores e/ou produtores de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Em 2020, na sexta edição, pela primeira no formato online, foram 30 projetos audiovisuais do Centro-Oeste inscritos. A diretora do Icumam Lab, Maria Abdalla, reafirma o compromisso da instituição com a diversidade e, por isso, espera a participação de um público com intensa pluralidade de projetos.

“Queremos compor este laboratório com uma seleção de diversidade de projetos e participantes. Todos com o propósito do desenvolvimento audiovisual, criatividade, capacitação e de promoção da cultura, representando nossa região para o país e no exterior”, incentiva.

Serão selecionados seis projetos em 2021. Entre os critérios para seleção, estão as qualidades artísticas e técnicas, factibilidade do projeto apresentado e viabilidade de produção, potencial e originalidade da proposta, estágio de desenvolvimento e qualidade dos materiais obrigatórios apresentados.

Online – O formato virtual segue as recomendações dos órgãos de saúde para o momento de pandemia de Covid-19. “Além disso, a falta de políticas públicas e de incentivos culturais para o segmento fez com que precisássemos readequar o formato e reduzir a estrutura. Esperamos que nos próximos anos possamos voltar ao escopo ideal”, ressalta Abdalla.

Em imersão online, haverá palestras abertas ao público; consultorias gratuitas individuais e em grupo, para os projetos selecionados; pitching; e premiação; além de atividades complementares. Os profissionais em capacitação terão acesso a tutores consolidados no mercado, com experiência em atividades de formação e em treinamento profissional.

Além disso, produtores e diretores dos projetos selecionados poderão participar de atividades do BrLab, parceiro desde a primeira edição. É um dos mais expressivos e importantes laboratórios de desenvolvimento de projetos audiovisuais da América latina, que acontecerá simultâneo ao 7º Icumam Lab.

Em 2021, a novidade é a parceria com o Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, que investe em formação profissional e geração de conhecimento, atuando por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais.

Premiação – O projeto de ficção de maior destaque no 7º Icumam Lab ganhará o valor de R$ 5 mil, concedido pelo Projeto Paradiso, para formação ou desenvolvimento do projeto. Haverá também premiações, como serviços de pós de imagem e correção de cor, oferecidos pela Mistika e DOT Cine; consultoria individualizada de pitching pela Vermelho Filmes; e consultoria de produção executiva da C/as4tro. Confira a lista completa de prêmios.

Icumam Lab – Desde sua criação, em 2013, foram 54 projetos contemplados, com participação de 44 diretores, 44 produtores, 18 tutores, 13 palestrantes, 9 integrantes de comissão de seleção, 11 palestras, 2.329 inscritos em palestras, 123 envolvidos, 82 parcerias e participação do Distrito Federal e dos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Dos projetos que já passaram pelo Laboratório, 24 estão em diferentes etapas de produção e finalização, e alguns já foram distribuídos e exibidos.