Palestras

Palestras abertas ao público 


5 de outubro de 2021 (terça-feira)

18h (horário de Brasília)

As desventuras de uma roteirista

Com Carol Rodrigues – Diretora e Roteirista

Mediadora: Larissa Fernandes – Diretora e Roteirista


Ementa – Como começar no roteiro? Como permanecer numa área dominada pelo racismo e pelo machismo? Como conciliar o desejo artístico e as necessidades de trabalho com as pressões do mercado? Carol Rodrigues compartilha suas experiências e seus aprendizados numa conversa sobre os possíveis caminhos para se tornar uma roteirista.


Carol Rodrigues – Diretora e Roteirista

Carol Rodrigues trabalhou como roteirista e consultora em diversas produtoras brasileiras. Como roteirista, participou da equipe de roteiro das duas primeiras temporadas de Escola de Gênios (Gloob/Globoplay), da 3ª e da 4ª  temporadas de 3% (Netflix), da 2ª temporada de Pico da Neblina (HBO) dentre outros projetos para a Boutique Filmes, O2 Filmes e Maria Farinha Filmes. Seu projeto de longa-metragem “Criadas” foi vencedor de três prêmios do Brlab 2017, participou do Cinélatino 2018 em Toulouse (França) e foi finalista do Concurso de Roteiros do Frapa 2020. Carol realizou ainda três curtas-metragens premiados que tiveram ampla carreira em festivais nacionais e internacionais: “A felicidade delas” (2019), “Mãe não chora” (2019) e “A boneca e o silêncio” (2015). Além disso, Carol ministrou cursos, oficinas e palestras no Instituto Querô, no Sesc Consolação, na Vila das Artes de Fortaleza, para o Projeto Empoderadas e também para o PROVE (Projeto de Valorização do Educador e Melhoria da Qualidade). Fez parte do jurí do Festival Cabíria 2019 e 2021, do Edital Proac 2018 e do Laboratório Novas Histórias 2017. É formada em Audiovisual pela USP e em Ciências Sociais pela Unicamp.


Larissa Fernandes – Diretora e Roteirista

Larissa Fernandes é goiana, diretora e roteirista formada em cinema pela Universidade Estadual de Goiás, pós-graduada em História e Narrativas Audiovisuais (UFG) e sócia da Panaceia Filmes. Foi roteirista-chefe no Panaceia Núcleo Criativo desenvolvendo o longa-metragem “Solina”, premiado no Curitiba LAB e Diáspora Conecta. Em 2020 dirigiu a série infantil educacional “Barco Sagres”. Atualmente realiza a curadoria da Mostra “Olhar de Dentro” do Itaú Cultural Play, está desenvolvendo a série de TV “Irene” e o longa infanto-juvenil “As Pés de Moleca e a Doceria da Bruxa de Maria Mole” semifinalista no concurso de roteiro Cabíria, 2021.



14 de outubro de 2021 (quinta-feira)

18h (horário de Brasília)

Realização independente no atual panorama audiovisual brasileiro

Com Marcelo Caetano – Diretor e Roteirista 

Mediador: Ivan Melo – Produtor


Ementa – Este encontro propõe uma reflexão sobre as possibilidades de realização independente no atual panorama audiovisual brasileiro. Serão abordados os distintos caminhos de longas e de séries. Assim como as diferenças entre os projetos feitos de maneira independente (através de financiamento público) e os projetos encabeçados por players como canais de TV privados e streamings. A ideia é entender os limites da criação e da autoria em cada um dos contextos analisados.


Marcelo Caetano – Diretor e Roteirista

Marcelo Caetano dirigiu o longa-metragem Corpo Elétrico (2017) e a série Hit Parade (2021), exibida no Canal Brasil e na Globoplay. Marcelo trabalhou como assistente de direção e produtor de elenco em diversas produções nacionais como Bacurau (2019), Aquarius (2016), Boi Neon (2015) e Tatuagem (2013). Participou do Goiânia Mostra Curtas com os premiados Bailão (2009) e Na sua companhia (2011). Marcelo integrou salas de roteiro de séries para os streamings Netflix e Amazon Prime Video, além dos núcleos criativos das diretoras Anna Muylaert e Tata Amaral. Atualmente prepara a série Notícias Populares que vai dirigir para o Canal Brasil / Globoplay e seu segundo-longa-metragem Baby, ambos com previsão de filmagem para 2022.


Ivan Melo – Produtor

Ivan Melo é socio fundador da CUP FILMES, produtora e distribuidora de filmes independentes e de eventos de cinema. Possui larga experiência na indústria cinematográfica internacional. Trabalhou como produtor executivo e programador da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Diretor Artístico do Festival de Cinema de Paulínia e CEO do Polo Cinematográfico de Cinema de Paulínia, onde foi responsável pela produção local de mais de 40 longas-metragens. Como produtor executivo, trabalhou nos documentários Bem Vindo a São Paulo, coletivo de curtas-metragens organizado por Leon Cakoff e Renata de Almeida e dirigido por Tsai-Ming Liang, Wofgang Becker, Amos Gitai, Phillipe Noyce, Maria de Medeiros, Mika Kaurismäki entre outros (2007); TOP 25, de Richard Luiz (2009); Alvorada, de Anna Muylaet e Lo Politi e de Fronteira, de Juliano R. Salgado, e nos longas-metragens de ficção Tinnitus, de Gregório Graziosi (2019) Parabéns, Garota!, de Luís Carlos Soares (2019), e na animação em stop motion Bob Cuspe Nós – Não Gostamos de Gente, de Cesar Cabral. Foi ainda produtor dos longas Corpo Elétrico de Marcelo Caetano e A Mãe, de Cristiano Burlan. Atuamente, como produtor está em fase final de financiamento do documentário, Palavra Presa de Ilaine Melo, da ficção Baby, de Marcelo Caetano, e da animação infantil Um Pinguim Tupiniquim, de Cesar Cabral.



Palestra Fechada

Exclusivamente para os participantes do laboratório


11 de outubro de 2021 (segunda-feira)

10h (horário de Brasília)

Distribuição Independente e Mercado

Com Talita Arruda – Curadora e Programadora


Ementa – Uma conversa sobre estratégias de distribuição desde o desenvolvimento dos projetos audiovisuais. Iremos mapear os cenários atuais do mercado de exibição, suas forças e vulnerabilidades, e discutir sobre as especificidades de cada projeto, visando a comunicação com seus diferentes públicos durante a realização.


Talita Arruda – Curadora e Programadora

Há mais de dez anos atua nas áreas de curadoria, distribuição, programação e exibição de filmes. Graduada na UFRJ e mestranda na UFRB, estuda estratégias de circulação audiovisual e de formação de novos públicos em diferentes janelas. Teve atuações nas empresas Vitrine Filmes, Canal Curta!, Porta Curtas e Synapse Brasil. Foi tutora no Locarno Industry Academy e selecionada no Berlinale Talents. Integra júris, comitês de seleção, painéis, rodadas de negócio e mesas de debate em diversos eventos de cinema nacionais e internacionais.