Prêmios

A premiação do 7º Icumam Lab – Laboratório de Fomento à Produção Audiovisual no Centro-Oeste é possível graças ao apoio das empresas Mistika, DOT, coletivo C/as4tro, Vermelho Filmes e Projeto Paradiso. A premiação é um incentivo para a produção, formação e consultoria. Será oferecida em serviços das empresas. Os vencedores poderão utilizar os prêmios em um período de um a quatro anos.

Os projetos que se destacarem serão escolhidos durante o pitching que ocorre como parte da programação do Icumam Lab. O pitching terá a participação online de júri específico para este fim, composto por um produtor convidado e pelos representantes das empresas parceiras que oferecem os prêmios. A premiação acontece desde a 5ª edição.

Mais sobre as empresas que oferecem os prêmios:


MISTIKA



Prêmio: 15 mil em serviços de pós de imagem**

A Mistika, hoje representada pelos irmãos Marcelo Siqueira e Ariadne Mazzetti, destaca-se por ser uma das mais respeitadas finalizadoras do Brasil. Os sócios, que têm histórico em pós-produção há mais de 20 anos, assinaram a finalização de aproximadamente 200 projetos, entre longas-metragens, curtas e séries de TV, ao longo dos seis anos de empresa.

Anualmente a Mistika apoia os principais festivais / LABs de cinema no Brasil, entre eles a Goiânia Mostra Curtas e agora o 7º Icuman Lab, estimulando a difusão e a alta qualidade técnica das produções nacionais. Esse estímulo é concedido por meio de prêmios em serviços de pós-produção para os projetos de maior destaque de cada evento.

Em 2017 Marcelo Siqueira, que já foi indicado duas vezes ao Grande Prêmio de Cinema Brasileiro, venceu na categoria Efeitos Visuais, com o longa-metragem Pequeno Segredo (2016).

Em 2018 a Mistika passou a atuar também no cenário de produção audiovisual.  Ariadne Mazzetti assinou a produção executiva do longa-metragem cearense Pacarrete (8 kikitos no Festival de Gramado em 2019), e atualmente estão produzindo juntos a série documental O Caso Escola Base, com direção do cineasta Paulo Henrique Fontenelle.


DOT CINE



Prêmio: 36 horas de correção de cor**

A DOT é uma empresa de pós-produção voltada ao mercado de entretenimento e publicidade, estando no mercado há 11 anos e trabalhando sempre com os sistemas mais sofisticados e eficientes para assegurar os altos padrões de qualidade pelos quais é reconhecida nacional e internacionalmente.

Com uma infraestrutura completa de imagem e som em 2k, 4k, S3D,SDR e HDR, a empresa possui uma equipe talentosa e eficiente com sede em São Paulo e filial no Rio de Janeiro.

Em seu histórico, a DOT acumula centenas de projetos de sucesso e sempre busca fomentar as produções nacionais na forma de apoio concedido por meio de prêmios em serviços de pós-produção aos projetos que se destacam nos festivais mais importantes do país, incluindo a Goiânia Mostra Curtas e agora o 7º Icumam Lab.


C/AS4ATRO



Prêmio: 4 horas de consultoria de produção executiva*

O C/as4atro é um coletivo de produtoras executivas que tem em seu perfil áreas de atuação diferentes e complementares na produção audiovisual, ensino e consultoria para longas-metragens e séries de TV. São Ariene Ferreira, Daniela Aun, Mariana Brasil e Mylena Mandolesi, mulheres que se uniram no desejo de criar novas formas de trabalho, que tragam autonomia, prosperidade e respeito, através de um ambiente saudável.

Ativo desde novembro de 2016, o coletivo já prestou consultoria de produção para diversos projetos, como a série Filhos do Mar, da Flo Filmes (GO); Felipa e o Foguete, telefilme da Pira Filmes (GO); e O Reflexo do Lago, longa-metragem da Claritê Produções (PA), entre outros. Foi também responsável pela produção executiva da série para TV Insustentáveis, da Cérberos Filmes (MT) e coprodução da Vermelho Filmes (SP); da série documental Consciência ao Cubo, da Gaya Filmes (DF), em exibição na Amazon Prime; e dos documentários musicais Ventos que Sopram – Pará, lançado no festival In-Edit 2020 e também no canal Curta! e Ventos que Sopram – Maranhão, a ser lançado no Canal Curta!

Na área de educação, o coletivo participou dos laboratórios de desenvolvimento de projetos do FSA/PRODAV 4, da Ancine, organizados pela Klaxon Cultura Audiovisual; ministrou cursos e aulas no Centro Cultural B_arco, no Instituto de Cinema de São Paulo, no Centro de Produção Audiovisual TECNA, da PUC-RS; além de oficinas em festivais e cursos em parceria com diversas instituições pelo Brasil, tais como o Icumam Lab, o Sebrae e o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Acreditando e querendo ser a mudança que se quer ver no mundo, o C/as4atro ainda presta consultoria para diminuição do impacto ambiental nas produções audiovisuais através da marca Cinema Verde.

Este ano, em parceria com o Icuman Lab, premiaremos 1 projeto com 4 horas de consultoria em produção executiva. Do planejamento de produção a questões pontuais de editais ou mesmo dúvidas sobre o setor audiovisual, negociações e parcerias, nosso objetivo é agilizar os processos, destravar etapas e criar juntos uma produção saudável e possível.


VERMELHO FILMES



Prêmio: Consultoria individualizada de pitching para o projeto vencedor*

Há quinze anos no mercado, Vermelho Filmes é um produtora especializada em produção criativa, desenvolvimento de filmes e séries, e consultorias de produção e roteiro. Além de seus próprios projetos para cinema e TV, também presta serviços e assessorias em laboratórios e produções nacionais e internacionais.

Tem em seu portfólio os documentários Laura e Se Eu Demorar uns Meses; o curta Submarino; e a série Insustentáveis; além de ter colaborado na produção dos longas Casa Grande, Domingo e Sonhos de Peixe; e na produção de arte de grandes filmes como Bacurau, Aquarius e Tungstênio.

Com muitas passagens por festivais, encontros de coprodução e pitch fóruns, a produtora oferece consultorias pontuais de pitching para projetos em fase de captação no Brasil e no exterior.


PROJETO PARADISO



Prêmio: Apoio financeiro de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), a ser utilizado em formação ou desenvolvimento, para o projeto de ficção de maior destaque para projetos de longa-metragem e/ou também séries de ficção

O Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos.

Focado na internacionalização, atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira. Em três anos de existência já beneficiou dezenas de profissionais brasileiros do audiovisual por meio de suas inúmeras iniciativas.


Importante: Os vencedores serão escolhidos durante o pitching por representantes das empresas parceiras que estarão presentes na mesa.

*Prêmio com validade de 1 ano
**Prêmios com validade de 4 anos